A Canela e a saúde das mulheres

Nomes: Canela ou canela-verdadeira
Nome científico: Cinnamomum verum J.Presl

Usos gerais

A canela é uma planta original do Sri Lanka (antigo Ceilão, um país asiático), muito utilizada na fabricação de alimentos, doces, salgados e bebidas, como condimento e aromatizante. Possui aroma e sabores muito característicos, e o consumo produz benefícios para a saúde, como aumentar a eficiência da insulina, reduzindo a glicose e inibindo o ganho de peso. Segundo a maioria das fontes, a canela também previne o envelhecimento precoce e ajuda a combater resfriados e doenças respiratórias.

Características Botânicas

Cinnamomum verum é uma árvore com 10 a 15 metros de altura (considerada pequena), com folhas verdes com 7 a 18 cm de comprimento. As flores, que ocorrem em inflorescências do tipo panículas, com coloração esverdeada e um odor distinto. O fruto é uma drupa com ~1 cm de comprimento, de coloração púrpura quando madura, contendo uma única semente.
A espécie foi chamada por Cinnamomum zeylanicum por muitos anos, e hoje é produzido no Sri Lanka (~90% da produção mundial de canela), nas ilhas Seychelles e em Madagáscar.
A canela tal como se conhece é uma especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. Possui duas formas de apresentação, o “pau de canela” e “canela em pó”. O sabor e aromas intensos e característicos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído presentes nos tecidos dessa planta.

Características Químicas

A canela possui cromo, um elemento químico com efeito sobre a sensibilidade à insulina e controle glicêmico, benéfico para pessoas com diabetes e controle do peso ou emagrecer.
Outros elementos presentes na canela são o cálcio, o manganês e o ferro, um conjunto que, nas proporções achadas na canela, ajudariam no desenvolvimento do tecido conjuntivo, justificando a tese de prevenção do envelhecimento precoce.
Um metabólito da planta com importância para a saúde humana é a cumarina, um interferente da coagulação do sangue, que aumenta o risco de hemorragias.

Toxicologia e Efeitos Adversos

Canela não é tóxica para o homem e não existem contraindicações ao consumo estabelecidas cientificamente. Contudo, a presença de cumarina representa um risco de redução da coagulação sanguínea e hemorragias. Usuários de anticoagulantes são aconselhados a não consumir alimentos com cumarina.
Alguns relatos apontam risco moderado de aborto, devido ao efeito sobre a musculatura uterina. Canela induz a contrações uterinas e por isso não se recomenda que mulheres grávidas consumam qualquer quantidade de canela, principalmente aquelas que tenham predisposição ao aborto espontâneo.
Hipertensos devem observar os efeitos da canela sobre a pressão arterial, devendo consumir pequenas quantidades e suspender o consumo caso haja alterações.
Não há consenso sobre a quantidade máxima de ingestão de canela, sendo considerado normal e seguro cerca de 6 gramas por dia, ou uma colher de chá rasa.
O consumo em excesso pode causar diarreia, intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.

Usos da canela

O uso mais comum da canela é na forma de chá por infusão do pó ou pau, e tomado puro ou combinado com outros ingredientes, como o gengibre.
O chá de canela em pau estimula a contração uterina, sendo usada para estimular a menstruação que esteja atrasada em poucos dias e dure menos tempo. Todavia, é contraindicada durante a gestação porque pode causar aborto.
Dentre as indicações de uso da canela estão:
— combatem aos sintomas de resfriados;
— auxiliam na perda de peso devido à estimulação metabólica;
— ajuda a prevenir e controlar o diabetes, devido à presença do cromo e polifenol MHCP, que melhora a absorção da insulina nas células;
— atua no controle do colesterol;
— possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
— previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Ingredientes: 
— 1 canela em pau (6 gramas)
— 1 xícara de água (50 mL)

Modo de preparo: 
— Ferva a água por 2 minutos e apague o fogo;
— Acrescente a canela e deixe em infusão por 2 minutos ou mais (a gosto);
Observação: o chá de canela pode ser feito com pó ou pau da canela, que NÃO devem ser fervidos na água, evitando a perda de componentes ativos e produção de outros componentes tóxicos. Logo, acrescente a canela na água quente, porém sem fervura. Beba o chá ainda quente. Se desejar, adoce à gosto. Outra forma de consumir a canela é colocar um pau de canela em uma xícara de leite morno e adoçar com açúcar ou mel, ou ainda, canela em pó em doces, bolos, tortas e mingaus.

2017 © Todos os direitos reservados

Comentários