As propriedades do Capim-limão

Nomes: Capim-limão ou Citronela (no Brasil), ou Erva-príncipe (em Portugal)
Nome científico: Cymbopogon citratus

Usos gerais

É uma planta medicinal muito utilizada pela população mundial devido às suas propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas e calmantes. O capim-limão serve para tratar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dores musculares, tosse, asma, micoses, dentre outras.

Características Botânicas

O capim-limão é uma planta herbácea da família dos capins (Poaceae), nativa das regiões tropicais da Ásia. Cresce em moitas de rebentos, propagando-se por estolhos, como os capins. Apresenta folhas amplexicaules linear-lanceoladas grandes, com odor característico. Possui inflorescências constituídas por panículas amareladas. No Brasil é confundida com Erva-cidreira (Melissa officinalis) devido ao perfume muito similar.

Capim-limão (Cymbopogon citratus). Forest & Kim Starr.

Características Químicas

Os compostos químicos bioativos encontrados no capim-limão são citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Tais componentes e, mais especificamente, o citral produzem o aroma característico, similar aos aromas do limão. O óleo essencial é extraído das folhas e de sua inflorescência, e age como eficaz repelente de insetos. O óleo de citronela é um óleo essencial extraído das folhas e caules de diferentes espécies de Cymbopogon, e é rico em geraniol, citronelol e citronelal, utilizados em perfumaria.

Toxicologia e Efeitos Adversos

Não foram observados efeitos tóxicos do capim-limão ou não houve estudos nesse sentido. Acredita-se que efeitos adversos possam aparecer quando houver consumo excessivo ou abuso.

Usos do capim-limão

Utiliza-se como repelente natural de insetos (velas de citronela), mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas contra dores musculares.

Ingredientes:
— 1 colher de chá de folhas picadas (frescas ou secas);
— água potável (um copo de 200 mL);

Modo de preparo:
— Ferva a água e adicione sobre as folhas picadas. Tome 3 a 4 xícaras por dia;
Observação: compressas são feitas com o chá e um pedaço de pano limpo, aplicando na região dolorida por 15 minutos.

Repelente de insetos:
— Use velas ou produtos com extrato de citronela

2017 © Todos os direitos reservados

Comentários