Os poderes da Sucupira

Nomes: Sucupira, Sucupira-Branca, Faveiro
Nome científico: Pterodon pubescens Benth ou Pterodon emarginatus Vogel

Usos gerais

As sementes de Sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões para tratamento sintomático de doenças reumáticas e inflamatórias, como a artrite (reumatismo, artrite reumatóide), sendo muito indicada para a saúde das articulações. Povos indígenas costumavam utilizar a planta através de chás para benefício da saúde.

Características Botânicas

Sucupira é uma árvore de médio porte, que cresce até 16 metros de altura. Seu tronco é retorcido e possui casca lisa branco-amarelada, as raízes são profundas e formam nódulos de reserva, chamados “batatas-de-sucupira”. Seu habitat natural é o cerrado e as partes próximas da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Características Químicas

As sementes de Pterodon emarginatus possuem muitos flavonóides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteróides e óleos essenciais. O óleo obtido das sementes possui beta-cariofileno, uma substância com efeito anti-inflamatório, antibiótico, antioxidante, anti-carcinogênico e analgésico, o que corrobora com as propriedades medicinais apontadas.
A substância retirada do óleo da semente de sucupira, nomeada 6-alfa-acetóxi-7-beta-hidroxi-vouacapano, apresentou efeito anti-carcinogênico em testes de laboratório.

Toxicologia e Efeitos Adversos

Estas espécies do gênero Pterodon são consideradas muito seguras para o consumo e não possui contraindicações. Não há estudos que apontem efeitos adversos do uso de sucupira. Também não há contraindicações quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura de sucupira. Estudos toxicológicos do extrato etanólico das sementes não mostraram mutagenicidade ou toxicidade para animais. No entanto, a recomendação popular é que o chá seja consumido por quinze dias consecutivos, intercalado por quinze dias sem consumo.

Usos da sucupira

O óleo das sementes de sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, anticarcinogênicas e, principalmente, antirreumáticas. A artrite reumatóide é uma doença autoimune crônica caracterizada por articulações inflamadas e funções imunológicas exacerbadas. O efeito anti-artrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira (Pterodon pubescens) foi demonstrado experimentalmente. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (redução da dor) do extrato etanólico das sementes. O extrato bruto das sementes (Pterodon emarginatus) é efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido por exercício físico agudo. Segundo estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na composição das sementes são a razão da maioria dos efeitos biológicos observados. O chá é fortemente indicado para artrite, artrose, gota e reumatismo.

Receita do chá de semente de sucupira

Ingredientes:
— 1 panela somente para fazer o chá
— 6 sementes de sucupira (Pterodon Pubescens Benth)
— 1,5 litro de água

Modo de preparo:
— Triture as sementes de sucupira (use um martelo);
— Ferva a água por 2 minutos;
— Junte as sementes à água em ebulição e deixe ferver por mais dois minutos;
— Apague o fogo, deixe esfriar e coe;
Observações: o chá deve ser bebido várias vezes durante o dia, como água, e deve ser preservado na geladeira por 2 dias (máximo). Pode ser adoçado com pouco açúcar ou mel, para quebrar o amargor.

© Material original. Todos os direitos reservados.

Comentários