segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Os benefícios da Camomila

Nomes: Camomila, Camomila-alemã, Camomila vulgar
Nome científico: Matricaria chamomilla L.

Usos gerais

A camomila é uma planta com vasto uso medicinal, cosmético e alimentar. Pode ser cultivada como ornamental, porém é amplamente empregada na produção de chá com efeitos calmante e digestivo, hidratação e embelezamento dos cabelos. É uma das plantas mais antigas utilizada pelo homem, devido ao intenso e doce perfume, e suas propriedades para a saúde.

Características Botânicas

A camomila é uma planta herbácea, com uma haste ramificada, erecta e lisa, e cresce entre 15 e 60 cm de altura. Possui folhas longas e estreitas são bipinadas. As flores são semelhantes às margaridas, carregadas em cabeças de flores paniculadas. As pétalas são brancas e enquanto os flocos dos discos são amarelos. Florescem tipicamente no início do verão e têm um cheiro forte, adocicado e muito aromático.

Características Químicas

Essa planta possui inúmeros componentes químicos já identificados, principalmente óleos essenciais. O componente majoritário é o terpeno bisabolol, mas também há farneseno, chamazulene, flavonoides (apigenina, quercetina, patuletina, luteonina), cumarinas, ácido caféico, ácido clorogênico, .

Toxicologia e Efeitos Adversos

Camomila pode produzir efeitos adversos aos seus usuários, tais como:
— sintomas alergias como cosseira, tosse, vermelidão causado por contato;
— hemorragias devido à interação medicamentosa da cumarina com anticoagulantes;
— erupções cutâneas, náuses e vômitos (muito raro);
— há relato de reação grave do Tipo I (anafilaxia) em homem adulto que tomou chá de camomila;
— o chá de camomila causa contrações uterinas e é contraindicado para gentantes e lactentes;

Usos da camomila

A camomila é usada como fitoterápico para dor de estômago, síndrome do intestino irritável e como sonífero suave. Também é usado como um laxante, devido a presença do bisabolol (princípio ativo laxante do Lactopurga®). Possui propriedades anti-inflamatória e bactericida.
Pode ser tomado como chá, feito com duas colheres (de chá) de flor seca por xícara de chá (de água filtrada). A infusão das flores deve ser por 10 a 15 minutos, enquanto está coberta para evitar a evaporação dos óleos voláteis. O bagaço deve ser pressionado para extração completa e impedir que se formem novos componentes químicos.
Para dor crônica no estômago, alguns recomendam tomar um copo de chá todas as manhãs sem alimentos por dois a três meses.
Os componentes químicos do chá agem sobre o sistema nervoso central, modulando os receptores GABA, funcionando como ansiolítico (contra ansiedade, tensão e insônia).

2017 © Todos os direitos reservados

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Lembre-se que este blog não substitui a consulta médica.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial